1.Dica e experiência antes de amamentar
Como amamentar corretamente? Aqui estão dicas e experiências para as mamães grávidas que pretendem amamentar. A primeira dica é para o período antes da amamentação, e as demais são para quando o processo começar. Minha mãe sempre dizia para usar bucha vegetal no seio, e após consultar meu médico, ele confirmou essa prática. Ele explicou que isso ajudaria a evitar fissuras ao amamentar, pois “calejaria” a pele. Fiz algumas pesquisas e vi alguns sites dizendo que essa prática é mito, ou que não seria recomendado por alguns médicos, porém decidi seguir a recomendação, tomando cuidado para não machucar. No meu caso, essa preparação ajudou bastante. E se caso decidir tentar também procure a recomendação do seu médico antes de fazer.
2.Os primeiros dias de amamentação
Nos primeiros dias após o parto é natural que a mulher sinta uma dor moderada, pois o seio está sendo preparado para a produção e descida do leite e sinta um desconforto.
Quando comecei a amamentar, senti uma leve ardência e essa é a segunda dica e experiência para uma amamentação correta e confortável. Também sendo recomendação médica: usar a pomada Lansinoh Lanolina HPA ultrapura. Essa pomada é 100% natural, hidrata e protege os mamilos, previnem fissuras mamilares. Sendo hipoalergênica não precisa ser removida antes da amamentação e segura para o bebê. Além destes benefícios, ela também pode ser aplicada a partir do sétimo mês de gestação. Amamentei durante 11 meses, tive pequenas fissuras apenas duas vezes, e elas cicatrizaram rapidamente de um dia para o outro.
3. Deixe respirar!
Outra dica importante é deixar os seios “respirarem” sempre que possível, evitando o uso de sutiã, já que a umidade pode favorecer o surgimento de fissuras. É recomendado que a cada mamada deixe um pouco de leite na aréola e secar livremente, pois o leite materno é hidratante e tem tudo o que precisa para a pele cicatrizar.. Se possível, expor os seios ao sol por cerca de 15 minutos diariamente também é benéfico. Meu filho nasceu no inverno, quase não havia sol, então eu deixava o seio arejar em casa e deu certo mesmo sem expor ao sol.
As conchas protetoras para seios, conhecidas como coquinhos, foram minhas aliadas. Certamente essas conchas mantém o mamilo arejado e sem atrito com o sutiã. Ajuda na cicatrização de fissuras e rachaduras. Ajusta-se a qualquer tamanho de mama. Normalmente elas tem o formato anatômico e com ventilação. Foi de grande ajuda! Pois, pinga o leite dentro, só descartar depois e não fica vazando na roupa. Em minha opinião, maravilhoso!
4. A importância da pega correta
A pega correta do bebê é fundamental para evitar fissura. Para amamentar corretamente é necessário que a boca do bebê esteja bem aberta, com os lábios virados para fora, abocanhando boa parte da aréola. O queixo deve encostar na mama e as narinas precisam ficar livres para respirar. Com a pega adequada, além de evitar machucados, o leite flui melhor, garantindo a nutrição do bebê.
5. O que evitar?
Evite usar absorventes para seios por longos períodos, pois eles podem aumentar a umidade e a sensibilidade da área. Se necessário, utilize-os por pouco tempo, especialmente ao sair de casa.
6. O que fazer se fissurar?
Todavia, se mesmo com todos os cuidados, os seios fissurarem, o tratamento com laser terapia pode ser uma opção. Eu não precisei, mas conheço mães que tiveram bons resultados com ele. Nos casos leves, é importante continuar amamentando, afinal o leite materno garante os nutrientes necessários para fortalecer o organismo do bebê. No entanto, nos casos mais graves, é importante consultar o médico para que sejam avaliadas outras opções de amamentação.
Amamentar é um aprendizado tanto para a mãe quanto para o bebê. Paciência e cuidado são essenciais para superar os desafios dessa fase. Além disso, é fundamental que as mães cuidem de si mesmas para conseguir amamentar de forma plena. Compartilho essas dicas na esperança de que ajudem outras mães assim como me ajudaram como amamentar corretamente. Lembre-se de sempre consultar o médico antes de seguir qualquer recomendação.